Bragança – Terra Natal e de Sonhos: a magia está de volta à capital de distrito

PUB.

Sex, 02/12/2022 - 08:59


Esta é a oitava edição da iniciativa, que enche o centro histórico de atracções alusivas à quadra e também de muitas luzes

Um pouco pelas principais ruas da cidade a iluminação mantém-se com a mesma força mas, este ano, as luzes vão estar menos tempo ligadas. Segundo explicou Hernâni Dias, presidente da câmara, a ideia é reduzir custos já que o preço da electricidade subiu. "Este ano vamos ter as luminárias ligadas menos tempo. Vamos iniciar apenas às 18h e vamos desligá-las às 23h30. Significa uma poupança de duas horas e meia comparativamente com o ano anterior. Tendo luminárias mais económicas permite-nos uma poupança de 44% no consumo energético, em relação a 2021. estamos convencidos de que o trabalho que fizemos, relativamente a este matéria, é positivo e de preocupação, que vai no sentido de sermos mais amigos do ambiente e darmos um exemplo a todos aqueles que aqui passem".

Na Praça da Sé e na Praça Camões instalam-se várias decorações, a pista de gelo, a casa do Pai Natal, um carrossel e um comboio e algumas bancas de comida e de bebida. O centro histórico, ontem, em pleno feriado, encheu-se de gente para ver toda esta animação começar.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança está a gerir a bilheteira da pista de gelo, que é a maior que há em Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo menos coberta. O dinheiro angariado reverte a favor da associação e, segundo disse a presidente, Maria João Rodrigues, é muito satisfatório voltar a ver a cidade cheia de gente, esperando-se que o mês seja bom para os comerciantes. "Isto é óptimo para tudo, para dar vida à cidade e ao centro histórico. Normalmente, o mês de Dezembro já é um mês muito bom para o comércio e esperemos que esta questão da inflação não nos traga dissabores. Que o comércio venda muito, que venha muita gente e que os consumidores se revejam no comércio tradicional".

A Terra Natal e de Sonhos abriu ontem ao público mas a magia continua até ao dia 8 de Janeiro.

Ao longo do mês vão decorrer vários concertos, peças de teatro, oficinas criativas e contos de Natal.

Vão ainda decorrer várias iniciativas solidárias como um trail urbano e um desfile de carros clássicos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves