Bragança regressou à época medieval durante quatro dias

PUB.

Qui, 16/08/2018 - 10:27


A Festa da História termina hoje e pelo castelo têm passado milhares de curiosos para reviver este ano o reinado de D. Afonso IV. A Festa da História abriu portas segunda-feira e termina hoje.

Música, teatro, danças, espectáculos, demonstrações de falcoaria e oficinas pedagógicas: durante quatro dias, é assim que se vive pelo castelo de Bragança e tudo para recordar o reinado de D. Afonso IV. Com cenários e personagens a recriarem outros tempos, a Festa da História convida brigantinos e visitantes a recuar à época medieval. Pela festa, que já começou segunda e termina hoje, tem tropeçado a curiosidade de várias pessoas vindas um pouco de todo o país e até de fora dele.

“Acho que é um evento importante em termos turísticos porque atrai muita gente numa altura privilegiada que é o Verão. Nesta altura, a nossa cidade fica cheia de turistas e emigrantes”, disse Cristina Batouxas.
“Ouvíamos falar que era um sítio bonito e estamos a gostar. É agradável estar e passear aqui em Bragança. Gostamos muito destas festas e do castelo”, contou Hélder Silva.

“Viemos todos em família, estamos a gostar muito e vamos repetir”, afirmou Carla Moreira.“Não conhecia e gostei destas festas”, destacou José Rodrigues.
“Ontem à noite era mundo de gente e não me importo de voltar outra vez”,

Ao longo destes dias, com ditos e pregões, e vindos, também eles de diversas cidades, os visitantes encontraram dezenas de mercadores que agitaram a feira. Também para quem vende, a festa acaba por ser uma espécie de visita à época medieval e a opinião geral é de agrado.

“O que nós fazemos é a recriação de cadernos como eram feitos antigamente. De uma maneira geral as pessoas ficam muito entusiasmadas e gostam de ver coisas diferentes”, contou Raquel Morim.

“Estou a gostar, porque a animação e a música está boa. As pessoas são simpáticas”, contou Nuno Ferreira.

“Nós trabalhamos com as pedras o nosso trabalho é muito espiritual e isso chama a atenção porque as pessoas de Bragança ainda são muito espirituais”, explicou Susana Duarte.

“Fazemos várias feiras em Portugal, mas também em Espanha, Alemanha. Em Bragança consideramos que existe um turismo bastante simpático”, afirmou João Quintela.

A demonstração de antigos ofícios e espectáculos em torno de costumes, as essências no ar, a magia e fogo dão corpo aos dias de festa. O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias destaca que a festa pode chegar a estender-se além das muralhas do castelo

Este ano tudo tem corrido muito bem, com muita adesão do público. São milhares de pessoas que visitam a festa da história. O objectivo é sempre envolver a comunidade e a cidade fazendo com que ela cresça e prolonga-la para além das muralhas”, disse o autarca bragançano.

Percorrendo a zona histórica da cidade, em jeito de convite, a Festa da História deu a conhecer com o já habitual cortejo até ao castelo. A zona histórica vestiu-se de cor e na cidadela o medieval deu espaço e lugar a uma nova forma de ver a vida.

Jornalista: 
Carina Alves