PUB.

Bragança e Léon unidos em plano estratégico para promover o desenvolvimento sustentável

PUB.

Qua, 13/11/2019 - 09:47


O sector primário e os problemas que advêm das alterações climáticas foram algumas das prioridades estabelecidas na estratégia de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável entre Bragança e Léon

O plano foi apresentado ontem, em Bragança, e segundo o autarca brigantino, Hernâni Dias, vão ser tomadas medidas para solucionar esta preocupação. “Os objectivos, e baseado no primeiro pilar, têm a ver com a parte do desenvolvimento do sector agro-alimentar e daquilo que hoje é uma preocupação conjunta que está relacionado com as alterações climáticas. Vamos trabalhar ambos em conceitos muito concretos no sentido de podermos dotar os nossos territórios com factores de inibição, no sentido de contribuirmos positivamente para este problema das alterações climáticas”.

Quanto ao desenvolvimento das infra-estruturas que ligam Bragança e León, Hernâni Dias salientou que vão ser feitas acções concretas para melhorar as duas regiões.

O turismo e a cultura são outras das prioridades do plano de cooperação estabelecido. Eduardo Morán Pacios, Presidente da Diputación de León, destacou que a solução para desenvolver estes dois pontos passa pelas infra-estruturas e a comunicação entre as duas regiões.

No total, foi feito um investimento de 250 mil euros, para o Plano de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável entre Bragança e León, financiado em 75% pela União Europeia. A estratégia enquadra-se nas políticas europeias correspondentes ao período entre 2021 e 2027.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais