Bombeiros de Macedo recebem nova ambulância com Desfibrilhador Automático Externo

PUB.

Ter, 13/04/2021 - 09:40


Os Bombeiros de Macedo de Cavaleiros receberam na sexta-feira uma ambulância nova para repor a que ardeu em Outubro do ano passado, na A4, quando regressava do Porto.

A viatura, oferecida pela câmara municipal à corporação, é mais moderna que a anterior e está equipada com um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), um aspirador de secreções e outros dispositivos para o suporte básico de vida, de forma a garantir a assistência de doentes durante o transporte.

“É uma viatura que estamos a precisar, é importante do ponto de vista de salva vidas porque pode fazer a diferença, visto estar devidamente equipada. O problema desta instituição é a necessidade de renovar a frota de veículos. Dos 60 mil euros pela ambulância, 52 mil foram oferecidos pela câmara e o restante pela nossa instituição”, explicou o presidente da corporação, João Trovisco.

A intenção de oferecer uma ambulância já tinha sido manifestada pela autarquia pouco depois do incidente e foi agora concretizada, tentando colmatar uma necessidade da corporação.

“A própria corporação já se reequipou com ambulâncias de transporte de doentes para consultas e aquilo que, de facto, neste momento era uma lacuna, era este tipo de viatura para doentes urgentes. Foi a escolha que fez a direcção e nós colaboramos e ajudamos a adquirir uma ambulância que tem características superiores às de transporte usual para consultas”, referiu o presidente da câmara, Benjamim Rodrigues.

Um investimento total na ordem dos 60 mil euros para repor um veículo que estava em falta na frota dos Bombeiros de Macedo, depois de ter ardido em plena A4 em Outubro do ano passado.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Município Macedo de Cavaleiros