PUB.

Bispo D. Abílio Vaz das Neves trasladado para a Catedral de Bragança

PUB.

Ter, 11/06/2019 - 09:22


No passado sábado, foi trasladado para a Catedral, em Bragança, D. Abílio Vaz das Neves, na data em que se assinalaram os 125 anos do seu nascimento. 

Natural de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, foi o 40.º bispo da Diocese de Bragança-Miranda, entre 1939 e 1965. Segundo o bispo diocesano D. José Cordeiro, esta foi uma justa e necessária última homenagem.

“É para nós motivo de gratidão pela sua vida e pelo seu ministério aqui na diocese de Bragança-Miranda e consideramos ser um acto justo e necessário, não só porque ele foi o sonhador da terceira tentativa da construção da catedral, é para nós significativo, com a família e com a comunidade diocesana”, referiu.

D. Abílio Vaz das Neves dedicou grande parte do seu magistério, enquanto bispo a lutar pela construção de uma catedral em Bragança, tendo o projecto sido rejeitado nos anos 60. “Nesta diocese, a quem tanto se doou e serviu. A catedral, segundo os documentos, que temos entre mãos, foi a causa do seu sofrimento e do seu martírio, ao ter pedido aos 71 anos a resignação, dadas as circunstâncias históricas do momento”, sublinhou.

Depois de D. António Rafael ter sido sepultado na catedral, D. Abílio Vaz das Neves foi o primeiro a ser trasladado, mas outros bispos ligados à catedral ficarão também no templo. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro