Basquetebol: Torneio Transfronteiriço abre portas ao aumento do número de atletas e clubes

PUB.

Dom, 22/05/2022 - 18:59


Implementar a prática do basquetebol em todos os concelhos do distrito é o grande objectivo da Associação de Basquetebol de Bragança, que actualmente conta apenas com três clubes filiados: G.D. Macedense, Estrelas Brigantinas e Mirandela Basquete Clube.

Para tal, a vila de Vimioso recebeu, este domingo, o 1º Torneio Transfronteiriço. A prova reuniu clubes portugueses e espanhóis, oito no total, em sub-14 e sub-16 masculinos e femininos.

Marcelino Martins, presidente da associação, quer levar o torneio a outras localidades. “Vamos falar com as autarquias, que ainda não têm basquetebol, como Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, para transportar para essas localidades o que fizemos em Vimioso”.

Importante para a promoção do basquetebol é também a formação de técnicos, o que não tem sido fácil no distrito de Bragança. “Temos que ter a noção que estamos numa região com baixa densidade populacional e que não andamos no basquetebol para ganhar dinheiro. Estamos a tentar fazer cursos de treinadores para poderem trabalhar em todos os concelhos”.

As escolas têm um papel importante na divulgação da modalidade e na captação de atletas. Tiago Silva, seleccionador distrital, acredita na criação de um clube de basquetebol em Vimioso. “A estratégia passou por estar numa localidade que não tem basquetebol e tentar fomentar a prática da modalidade na vila de Vimioso. Numa primeira parte, na quinta-feira, fomos às escolas e este domingo voltamos a realizar uma actividade com os alunos. Isso foi conseguido. O próximo passo é ter um clube em Vimioso”.

O intercâmbio entre atletas portugueses e espanhóis “permite vivenciar diferentes realidades do basquetebol”, como destacou Anton Berges, treinador do CD Zamarat, de Zamora, que conta com mais de 200 atletas nos escalões de formação.

Depois de Vimioso, o Torneio Transfronteiriço tem já uma segunda edição marcada, mas desta vez do outro lado da fronteira, em Zamora, no dia 28 de Maio, e direccionado para os atletas do minibasquetebol.

 

Jornalista: 
Susana Madureira