PUB.

Barragem da Estevaínha em Alfândega da Fé vai ter disponibilidade limitada de água este ano

PUB.

Sex, 22/03/2019 - 11:39


O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, está preocupado com seca moderada que o país atravessa. Os agricultores que usam o regadio da barragem da Estevaínha, em Alfândega da Fé poderão utilizar apenas 60 % da água disponível.

Mais de metade do território do continente está em seca moderada e cinco por cento em seca severa.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, salienta que a situação é preocupante, mas está ainda longe do que se passou em 2017: “a situação é preocupante porque estamos num ano anormalmente seco e quente. 38% do território está classificado como seca fraca, 57% como seca moderada e 5% de seca severa. Este facto tem consequências na agricultura, mas também no consumo humano de água”.

Capoulas Santos acrescenta que a barragem da Estevainha, em Alfândega da Fé, é uma das que vai ter disponibilidade limitada.

“Nós estamos a avaliar a situação, apesar de as actuais disponibilidades de água não serem comparáveis com a situação de 2017, porque a situação é bastante melhor do ponto de vista das culturas de regadio. As diversas associações de agricultores têm vindo a programar a utilização da água para a próxima campanha de rega, nas culturas de primavera e verão. E posso dizer que é possível garantir uma normalidade do ano agrícola, com excepção de dois ou três perímetros do estado, nomeadamente em Estevaínha, em Alfândega da Fé, onde poderão usar 60% da área”, acrescentou o Ministro da Agricultura.

Entretanto, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou que o Governo já está a pré-contratar camiões de abastecimento de água para o caso de serem precisos e que este mês será lançado um programa de reutilização de águas residuais tratadas.

 

Escrito por Rádio Ansiães
Foto: alfandegafe.blogspot.com