PUB.

“Bamos a Miranda?” Arranca hoje o Festival dos Sabores Mirandeses

PUB.

Sex, 16/02/2018 - 09:08


O fumeiro local e dos produtos tradicionais em mostra num certame que pretende dinamizar Miranda do Douro

Arranca hoje o Festival dos sabores Mirandeses. Até domingo, Miranda do Douro convida os visitantes a degustar sabores tradicionais.
Em destaque estão as raças autóctones com forte presença no concelho, como a Raça Bovina Mirandesa e a Raça Churra Galega Mirandesa, para além do porco, através dos seus derivados, que são também comercializados. O grande objectivo do certame é apoiar e reforçar a competitividade dos produtos agro-pecuários tradicionais, também promover o artesanato regional e o folclore.

“Estamos à espera de bastante público, mais do que noutros anos, porque esta feira tem tido cada vez mais visitantes e também existem mais visitas ao nosso concelho. Nesta feira temos os melhores produtos e os melhores sabores, os sabores únicos de Miranda do Douro,” refere o presidente do município, Artur Nunes que espera um aumento de visitantes nesta edição.Na edição deste ano, estão presentes 70 expositores, todos da área do planalto mirandeses, mas houve muitos mais pedidos dos expositores.

Esta crescente procura pode levar a organização a repensar o modelo do certame. “Se queremos que a nossa feira tenha maior dimensão, com mais espaço, com mais expositores, e com expositores diferentes do que temos agora, por isso esta feira tem um carácter muito especial que está relacionado com Miranda do Douro, com exposição de produtos de todos os quadrantes do planalto Mirandês. Há cada vez mais procura de outros municípios para exporem os seus produtos aqui em Miranda”, refere o autarca do município.

No recinto do festival dos Sabores Mirandeses, no Jardim dos Frades Trinos, haverá ainda entre sexta e domingo, um restaurante no recinto da feira onde se podem saborear várias iguarias tradicionais das terras de Miranda.
Na animação, o programa privilegia a música tradicional mirandesa com actuações das “Las Çarandas”, “Galandum Galundaina” e “Quinteto Reis 84”.
No âmbito da feira, realizam-se ainda duas montarias ao javali e estão programadas apresentações de livros e inaugurações de exposições.
Escrito por: Brigantia