PUB.

Autarca de Bragança congratula-se com a construção da paragem do comboio de alta velocidade na Sanabria

PUB.

Ter, 06/12/2016 - 10:30


O presidente do Município de Bragança congratula-se com a aprovação da construção de uma estação do comboio espanhol de alta velocidade em Otero de Sanabria. Esta localidade, situada na comarca de Sanabria, dista cerca de 47 quilómetros de Bragança, o que se pode traduzir numa oportunidade para potenciar o turismo no concelho e em toda a região transmontana.

Esta possibilidade tinha vindo a ser discutida nos últimos meses e chegou a mobilizar associações de defesa do desenvolvimento dos territórios raianos que temiam que os pouco mais de 20 habitantes de Otero não justificassem a paragem do TGV.

A construção desta estação acabou, no entanto, por ser aprovada, há pouco mais de uma semana, o que não surpreende o autarca brigantino, Hernâni Dias.

“Já tínhamos vindo, desde há muito tempo, a falar da garantia de que haveria uma paragem em Otero. Não faria sentido que fosse de outra forma. Não é uma novidade, mas antes uma confirmação daquilo que já estava previsto”, referiu Hernâni dias O autarca reitera a importância de melhorar as acessibilidades entre Bragança e Puebla de Sanabria para potenciar a mobilidade de turistas portugueses e espanhóis, nestas regiões.

E garante que brevemente haverá novidades nesse sentido.

“O que importa agora é, de facto, reforçar a necessidade de conseguirmos ter uma ligação rodoviária Bragança - Puebla de Sanabria, que é tão importante para o nosso desenvolvimento, não só para o concelho, como para a região e para o país. Estamos, neste momento, em conversações com altos responsáveis políticos do governo espanhol, no sentido de podermos avançar efectivamente para esta obra”, acrescentou Hernâni Dias.

A aprovação da construção da estação de TGV em Otero de Sanabria motivou várias iniciativas promovidas pelo Movimento (DART) Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes, em conjunto com a Associação de Defesa da Sanabria e Carballeda.

O objectivo era unir os cerca de 7 mil moradores da comarca da Sanabria aos cerca de 35 mil habitantes do concelho de Bragança.

Esta associação espanhola chegou mesmo a sugerir que a estação inclua o nome da Sanabria e de Trás-os-Montes. Escrito por Brigantia.