PUB.

Aulas de língua e cultura mirandesas já estão disponíveis no Porto

PUB.

Sex, 20/01/2017 - 09:56


Já possível aprender mirandês no Porto. A Escola de artes, música, e cultura mirandesas vai começar a funcionar em pleno no próximo mês, na cidade invicta. 

Além de língua mirandesa, os interessados podem também assistir a aulas de danças e instrumentos tradicionais e participar em várias actividades relacionadas com a língua e a cultura mirandesas.

A ideia partiu de três mirandeses residentes no Porto, que começaram a dar aulas de música e dança há alguns meses e que decidiram agora dar outra dimensão à ideia.

“O projecto foi criado, talvez um pouco por saudosismo, mas também pela vontade de dar a conhecer a quem não é de Miranda, e até a quem é, aos transmontanos e a toda a gente, um pouco da cultura e tradições da nossa terra. A iniciativa já não é recente mas foi-lhe dada uma nova roupagem e feita uma nova promoção. Já temos algumas turmas de pauliteiras e de percussão tradicional”, explicou José Geraldes, um dos mentores do projecto.

O número de inscrições está a superar as expectativas. Ao contrário daquilo que se possa esperar, grande parte dos inscritos nunca teve qualquer contacto com a língua e a cultura mirandesas. “Temos todo o tipo de pessoas nas aulas, desde os oito aos oitenta, como se costuma dizer. A maior parte, nem sequer tem qualquer contacto com Miranda do Douro… Estamos disponíveis para receber toda a gente”, acrescentou o jovem mirandês, de 29 anos.

Como não podia deixar de ser o nome oficial da escola é mirandês, ou seja “Scuola Miradesa de L Porto”. Funciona na Rua Costa Cabral, na sede da Casa Regional dos Transmontanos e Alto-durienses, no Porto. Foto: "Scuola Miradesa de L Porto". 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes