PUB.

Assunção Cristas e Paulo Rangel criticam o governo

PUB.

Seg, 11/02/2019 - 09:22


Ainda na Feira do Fumeiro de Vinhais, sábado, contou com a presença de Assunção Cristas, que deixou duras críticas ao governo relativas aos fundos comunitários na área da agricultura.

A presidente do CDS lamenta o baixo número de investimento nesta área: “pela defesa de várias áreas importantes para o nosso país, como é a agricultura, os produtos alimentares e o mundo rural. Eu lamento muito, por exemplo, que hoje vamos olhar para os fundos europeus, os fundos para ajudar o investimento neste sector, e verificamos que apenas estão executados em 30%. É muito pouco para um programa que está no final. Diz o governo, que há ainda mais três anos. Mas esses três anos, são um recurso para serem utilizados. A verdade é que em Portugal, podia haver uma execução bem melhor e muitas pessoas estão à espera de ver os seus projectos aprovados. E muita gente também quer investir neste sector e o governo simplesmente não abre mão das verbas, porque não dá prioridade política à agricultura”, disse Assunção Cristas.

Ainda nesta temática de fundos comunitários, Paulo Rangel que também passou pelo certame, no sábado, alertou para a negociação dos fundos comunitários com Bruxelas. O candidato às eleições europeias que se realizam a 26 de Maio, referiu que Portugal vai perder 7% dos fundos de coesão territorial.

“Uma posição que é muito má para Portugal. E não tem nenhuma razão para o fazer porque há cerca de um ano, o PSD fez um acordo com o governo, de forma a que não houvesse nenhuma perda dos fundos comunitários. Neste momento, sem contar com a agricultura onde as perdas são bem grandes, nós vamos perder 7% dos fundos de coesão e em particular para a região de Trás-os-Montes”, sustentou Paulo Rangel.

Já no domingo, o governo esteve representado na entrega de prémios do concurso de melhor Salpicão, com a presença de dois secretários de estado. Na sessão esteve presente o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira e o titular da pasta da Protecção Civil. Este último, José Artur Neves afirmou que a reformulação da lei da autoridade nacional da protecção civil está praticamente concluída, depois da moção da Liga de Bombeiros Portugueses, deste sábado.

“Como tem sido dito nos últimos tempos, a primeira proposta que apresentámos para análise e discussão com a Liga têm feito o seu caminho. Ontem, foi nos transmitido que existem 3 ou 4 pontos que nos obriga a mais uma reunião e nós vamos faze-la rapidamente, para fecharmos este processo”, referiu o Secretário da Protecção Civil.

A Feira do Fumeiro, começou na passada quinta-feira e contou com 4 dias de feira.

Escrito por Brigantia 
Foto: Câmara Municipal de Vinhais

 

 

Jornalista: 
Maria João Canadas