PUB.

Aprovada candidatura do município de Vinhais para combater doenças e pragas do castanheiro

PUB.

Ter, 13/04/2021 - 09:46


O Município de Vinhais viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários para apoiar os produtores no combate às doenças e pragas do castanheiro

O montante no valor de quase um milhão de euros vai servir para tratamentos ao cancro e tinta e largadas contra a vespa da galha nos soutos do concelho, explicou o autarca Luís Fernandes.

“Ronda quase um milhão de euros, 90% é financiado e os restantes 10% são suportados pelo município. A candidatura tem a duração de três anos e agora vai ser feito um concurso público para o tratamento dessas doenças”, acrescentou.

O autarca salienta que esta é uma forma de apoiar os produtores de castanha de Vinhais, a mais rentável do concelho.

“Estamos a falar do produto mais importante do concelho e esta candidatura vai permitir alavancar a riqueza que é dada pela castanha. No tratamento do cancro mais de 50 mil castanheiros que vão ser tratados no concelho”.

O cancro do castanheiro é a doença que absorve a maior parte da verba da candidatura por ser o tratamento mais dispendioso e também a doença mais disseminada. A praga da vespa das galhas do castanheiro também se continua a espalhar nos soutos de Vinhais. Este ano estão previstas cerca de 150 largadas do parasitoide que combate o insecto invasor.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro