PUB.

APADI de Bragança contemplada com prémio da Missão Sorriso Continente

PUB.

Qui, 11/07/2019 - 09:25


A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual vai receber 25 mil euros para poder pôr em prática o projecto Alimentação Sã – Segura e Autónoma

Com a iniciativa pretende-se equipar a cozinha e o refeitório com uma estação de self-service e com artigos adaptados às necessidades dos utentes, para dar mais autonomia aos utentes, como explica Celina Mesquita, da direcção associação e uma das fundadoras da APADI. “É um equipamento para a cozinha e para o refeitório. Há determinados utensílios que os nossos utentes têm que usar e alguns têm muitas dificuldades nas mãos. As colheres e os garfos têm de ser feitos de outra maneira, adaptados à deficiência deles. Assim como os tabuleiros, têm que ter um espaço para pôr o copo, o prato, e isso facilita a vida aos nossos utentes e nós queremos que tenham o máximo de qualidade de vida possível”.

Permitir o desenvolvimento da autonomia ao nível da alimentação e promover a participação activa nesta tarefa da vida diária, contribui também para a melhoria da auto-estima dos utentes da instituição. “Isto é muitíssimo importante até porque se sentem felizes sabendo usar mais as coisas e colaborar. Ficamos muito felizes quando vemos que são capazes de ser mais autónomos”, disse Celina Mesquita.

Segundo Emílio Calvelhe, director de loja do Continente de Bragança, este é um projecto meritório o que justificou ter sido seleccionado como um dos vencedores. “Foi um projecto que se apresentou a uma candidatura na Missão Sorriso e dos quais estava tão bem estruturado que foi o seleccionado para ganhar um prémio de 25 mil euros. Sempre que as associações participem, se tiverem projectos interessantes e seleccionados pela Missão Continente, estamos sempre disponíveis para participar com as associações das cidades onde temos as lojas implementadas”.

Este serviço self-service será testado com 47 dos 87 utentes, e será replicado posteriormente por toda a entidade, onde são distribuídas cerca de 360 refeições diárias.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro