André Irulegui (SCM): “Não há outro discurso possível senão assumir que a subida, é o único objectivo”

PUB.

Sex, 23/09/2022 - 15:08


Depois da inesperada descida na época transacta, o S.C. Mirandela assume a sua pretensão de regressar ao Campeonato de Portugal.

André Irulegui, o treinador que conquistou pelo G.D. Sendim a Taça Distrital, na temporada passada, foi a escolha da direcção liderada por Carlos Correia para suceder a Rafael Pinheiro.

O técnico brasileiro de 56 anos assume o desafio sem meias palavras. “Quando assumi o cargo sabia do peso que carregava de colocar o Mirandela novamente nos nacionais, por isso tem de ser um discurso objectivo quando somos convidados para um clube com a tradição do Mirandela não há outro discurso possível senão assumir de caras a subida de divisão”, afirma

Ainda assim, André Irulegui vai avisando que não serão favas contadas e prevê muitas dificuldades. “O Mirandela estava um pouco fora desta realidade e o distrital de hoje em dia já não é mais o distrital de alguns anos em que havia um candidato ou dois no máximo, em que o confronto direto decidia quem subia de divisão. Este ano perspectivo que 4 ou 5 equipas terão capacidade de ombrear connosco na luta pela subida”, acredita o técnico dos alvinegros enumera algumas das equipas que considera serem candidatas:

“Pela tradição de alguns anos a esta parte, o Rebordelo poderá não se assumir mas tem sempre uma equipa muito competitiva e capaz de ombrear como aconteceu na época passada. O Mirandês, que embora o discurso deles seja morno, pouco atrevido, na prática estão assumidamente com uma equipa profissional com treinos bidiários e cerca de 95 por cento do plantel profissional, pelo que não se pode ter uma equipa destas e dizer que vamos entrar para competir. Depois há alguns outsiders que são equipas que vão roubar prontos como o Argozelo que tem uma equipa de jogadores colegas e ex-colegas com um campo complicado. O Macedo e o Moncorvo são uma incógnita. O Carção é sempre uma equipa difícil e depois há equipas que começaram tarde, como Vila Flor que poderá ser um dos elos mais fracos do campeonato”.

E o primeiro adversário do campeonato será precisamente o Vila Flor, em casa. André Irulegui admite que o sorteio foi “favorável” para os alvinegros. “Sendo o primeiro jogo em casa e com um adversário que não será dos mais fortes é bom para nos dar tempo para observar melhor as nossas fragilidades”, refere.

O plantel é constituído por 24 jogadores, 15 são reforços, cinco transitam da época passada e outros quatro são ex-juniores, três deles já representavam o S.C. Mirandela e um esteve a representar o Grupo Desportivo de Chaves.

André Irulegui diz estar satisfeito com o grupo, revelando quais os critérios para as suas escolhas. “A base foi muito o aspecto do atleta no lado pessoal aliado à qualidade”, revela André Irulegui que tem Francisco Valfreixo e Honório Martins como adjuntos.

O pontapé de saída do Mirandela no distrital está agendado para o próximo domingo, às 15h30 horas, no estádio de São Sebastião, frente ao Vila Flor.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)

Foto de SC Mirandela