Alunos escolhem projecto no âmbito do Orçamento Participativo nas Escolas

PUB.

Sex, 24/03/2017 - 18:01


Participar e despertar uma consciência cívica mais activa são os objectivos do orçamento participativo nas escolas, uma medida do Ministério da Educação implementada pela primeira vez no país.

Em Bragança, na Escola Secundária Emídio Garcia os alunos votaram hoje as três propostas que foram seleccionadas, das sete apresentadas.

A escolha era entre uma horta pedagógica, cinema na escola ou um clube de música. Projectos que parecem interessar aos alunos.

Neste caso, o cinema na escola foi o mais votado.

Para este projectos a escola vai ter disponível mais de 1000 euros, já que é atribuído um euro por cada aluno.

Segundo o director do agrupamento de escolas Emídio Garcia, Eduardo Santos, a iniciativa recebeu muita atenção dos alunos e considera uma forma de os educar para a cidadania.

“É uma iniciativa que se lança aos alunos, a participação deles na vida activa e uma forma de ver o que acham que o agrupamento pode ter na opinião deles”, refere.

No dia do estudante, que hoje se assinala, os alunos do terceiro ciclo e secundário mostram-se empenhados na participação cívica, a votarem nas propostas de orçamento participativo da escola.

A medida, lançada pela primeira vez este ano lectivo, pretende dar voz aos alunos e responder às necessidades e interesses dos estudantes, assim como promover a participação cívica. Escrito por Brigantia.