78 casos de Covid-19 no distrito de Bragança

PUB.

Dom, 29/03/2020 - 14:53


O relatório atualizado da situação epidemiológica em Portugal divulgado, há instantes, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), relativo aos dados confirmados até à última meia-noite, dá conta de que no distrito de Bragança existem 59 casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

No entanto, a DGS ressalva que a informação reportada por concelhos é relativa a apenas 75% dos casos confirmados, ou seja, no distrito de Bragança já existem pelo menos 78 casos da Covid-19.

Bragança continua a ser o concelho com mais infetados, seguido de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros.

Há pelo menos mais três casos confirmados de covid-19 no concelho de Macedo de Cavaleiros. Ao que conseguimos apurar, trata-se do sobrinho e irmã da primeira infetada na aldeia de Talhas, um homem de cerca de 50 anos e uma mulher de 70. Também a freguesia de Lamas regista agora o primeiro caso. Uma mulher, na casa dos 40 anos, está infetada pelo novo coronavírus. Segundo informações dadas pelos presidentes de junta de ambas as aldeias, estes novos casos estão isolados e em tratamento domiciliário. Sobe assim para sete o número de casos de infetados pela covid-19 no concelho macedense: dois na aldeia de Lagoa, quatro em Talhas e um em Lamas.

Carrazeda de Ansiães e Vimioso têm três casos confirmados, cada um.

A DGS faz ainda saber que não estão incluídos nesta listagem os concelhos que apresentem menos de três casos, sendo que, ao que apuramos, no distrito de Bragança só mesmo concelho de Vila Flor ainda não contabiliza qualquer pessoa infetada pela pandemia Covid-19.

Nas últimas horas apareceram vários casos positivos de pessoas que fazem hemodiálise em Bragança e que estão a preocupar as autoridades de saúde da região. Refira-se que o distrito teve ontem a primeira vítima mortal infetada pela Covid-19, um homem de 72 anos, natural de Mirandela, mas que residia em Bragança, há vários anos. Morreu, este sábado, no Hospital de São João, no Porto, onde estava internado, desde o passado dia 16 de março, para onde tinha sido transferido de Bragança, depois de ter sido confirmado, na altura, como o terceiro caso positivo do distrito brigantino. Nos dados avançados referentes ao país, há instantes pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas morreram 19 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, o que eleva para 119 o número de mortes no nosso país, e estão confirmados 5962 casos positivos, mais 792 do que ontem.

Escrito por Terra Quente e Onda Livre