20 fotografias expostas nos claustro da Igreja da Sé em Bragança mostram dureza de atravessar cancro da mama

PUB.

Seg, 29/11/2021 - 09:19


A dura realidade de atravessar o cancro da mama está visível nas 20 fotografias expostas nos claustros da Igreja da Sé, em Bragança

Luís Agostinho aceitou o desafio de uma amiga e decidiu retratar a “VERDADE OCULTA, a grande batalha” daqueles que atravessam a doença. Na inauguração da exposição, este domingo, o fotógrafo, natural da Covilhã, contou que o mais desafiante foi conseguir conquistar a confiança dos homens e das mulheres que estava a captar.

“Chegar à alma das pessoas e à confiança deles para as conseguir retratar como eu queria, porque não é fácil uma mulher se expor, nem muito menos falar do seu problema com um estranho e então foi preciso alguns momentos de conversa de diálogo, para se criar a proximidade para que a pessoa se dispa fisicamente e mentalmente”, contou.

Na inauguração da exposição esteve Jorge Pires, que faz parte do 1% de homens que tiveram cancro da mama em Portugal. Em 2018 foi diagnosticado com a doença. Admitiu que os homens ainda não estão consciencializados para o cancro da mama.

“Foi um dia muito mau, senti que o mundo me caiu em cima, ainda por cima uma doença que nunca se espera que seja de homens. Ainda há desconhecimento, acho que os homens pensam que não estão sujeitos a essa doença e acontece, eu sou um caso”, referiu.

Ermelinda Oliveira também esteve presente e deu a conhecer o seu testemunho. Teve cancro da mama em 2019 e disse ter-se revisto nas fotografias expostas. Agora curada, entende que a chave para a recuperação é a aceitação e o apoio da família.

“Revi-me no momento de descoberta da doença, todo o percurso que vamos vivendo, a aceitação, principalmente a aceitação e o dizer ‘se isto me aconteceu a mim não vou questionar-me porquê, vamos seguir em frente’. Eu tive a sorte de ter as minhas filhas comigo e de ter um companheiro que foi fantástico”, disse.

Testemunhos de homens e mulheres que atravessaram o cancro da mama foram dados a conhecer numa conversa que aconteceu depois da inauguração da mostra, na Igreja da Sé, em Bragança. A exposição “VERDADE OCULTA, a grande batalha” de Luís Agostinho conta com 20 fotografias escolhidas, das cerca de 400 captadas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais