Qui, 13/11/2025 - 14:19
O concurso público internacional para a construção da ponte sobre o rio Maçãs e acessos para a ligação Vimioso-Carção, com prolongamento para a autoestrada A4, com o valor de cerca de 30 milhões de euros, não foi adjudicado.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso lamenta a situação. “Estava esperançado que, finalmente, após tantas promessas, a obra fosse adjudicada. Houve propostas, mas as que foram apresentadas eram superiores ao valor base, que era 29 milhões e 500 mil euros. Naturalmente as propostas foram todas mais elevadas, penso que a menor foi de 38 milhões de euros”, revelou António Santos.
O autarca relembrou que os desenvolvimentos para esta ligação foram anunciados em meados de julho, pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e que continua a depositar esperança no Governo para que esta ligação avance. “Acredito que este ministro das Infraestruturas honre a palavra. Para nós transmontanos, palavra dada é palavra honrada e acredito que nos meados do próximo ano a obra já estará em execução.”
Visto que as propostas apresentadas ao concurso para a empreitada não eram válidas, vai ser lançado um novo concurso, segundo avança António Santos. “O orçamento vai ser reformulado e será lançado um novo concurso. Acredito que esta nova estrutura vai ser para avançar.”
O presidente da câmara de Vimioso recorda a urgência desta obra para a população do planalto mirandês. “A ligação Carção-Vimioso não reúne condições de segurança, para podermos transitar, outro fator é a distância, naturalmente as pessoas quando pensam em deslocar-se em direção à A4 não pensam duas vezes, como pensam agora porque está sempre presente o receio de qualquer sinistro no percurso”, rematou.
Recorde-se que foi no mês de abril, que o Governo autorizou à Infraestruturas de Portugal a disponibilizar 30 milhões de euros, repartidos por quatros anos, para prosseguir com os estudos e ações para a construção da ponte rodoviária Vimioso–Carção, sobre o rio Maçãs. Ainda segundo uma Resolução de Conselho de Ministros, publicada em março, este é um dos investimentos rodoviários identificados como prioritários deste Governo.
Escrito por Rádio Brigantia




