Ciclismo: Mogadouro volta a receber os Campeonatos Nacionais de Estrada com a presença de João Almeida confirmada

PUB.

Qui, 08/06/2023 - 11:37


Mogadouro recebe pelo segundo ano consecutivo os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada.

A prova está marcada para os dias 23, 24 e 25 de Junho e vai contar com o campeão nacional de fundo, João Almeida.

O ciclista, de 24 anos, da UAE Team Emirates, que terminou o Giro, em Itália, no terceiro lugar quer revalidar o título nacional. “Gostava de renovar o título e usar esta camisola lá fora. Mas desde que a camisola fique na equipa o objectivo fica cumprido. Fica o convite aos portugueses para visitarem Mogadouro”.

A mensagem de João Almeida foi passada na conferência de imprensa de apresentação dos Campeonatos Nacionais, em Mogadouro.

A participação de João Almeida vai dar ainda mais espectáculo à prova. “É um dos grandes nomes que estará presente e, obviamente, estando nesta onda positiva, depois do terceiro lugar no Giro, será um factor de motivação para quem gosta de ciclismo vir apreciar”, acredita Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Além de João Almeida, estão previstas as participações dos gémeos Oliveira, também da UAE Team Emirates, e Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling).

Sobre o percurso, Cândido Barbosa, ex-ciclista profissional e promotor da prova diz tratar-se de um traçado à medida de todos os ciclistas. “Temos um misto que é necessário na modalidade, o plano e a dureza 'qb' necessária para nos campeonatos nacionais. Temos um percurso equilibrado e que dá oportunidade a todos os ciclistas. Vamos ter um contrarrelógio de excelência ao nível do tour””

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada trazem retorno económico a Mogadouro e a prova enquadra-se no objectivo do município de colocar a vila transmontana em movimento. “Queremos eventos de continuidade e fizemos os possíveis para manter os campeonatos em Mogadouro. O impacto económico é extraordinário. A hotelaria e a restauração vão lotar. Esta prova vende a nossa gastronomia, o nosso património, o nosso território”.

O impacto da prova não se reflecte só na economia local, mas também contribuiu para o aumento de praticantes de ciclismo no distrito. Miguel Monteiro, presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, quer manter a prova no distrito. "É um evento que traz gente e os melhores ciclistas nacionais e que estão a fazer excelentes resultados lá fora. As pessoas gostam de assistir a grandes eventos e reparamos isso no ano passado”.

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada começam na sexta-feira dia 23, com os contrarrelógios individuais em elite, sub-23, femininos e paraciclismo.

As provas de fundo estão marcadas para sábado, dia 24, e domingo, dia 25. No dia 24 vão para a estrada as atletas femininas, nos vários escalões, e os sub-23.

No último dia há a corrida para paraciclistas e a prova de fundo para a elite masculina.

De 23 a 25 de Junho, Mogadouro transforma-se na capital do ciclismo de Estrada com a realização dos Campeonatos Nacionais, num total de 300 ciclistas.

 

Jornalista: 
Susana Madureira