PUB.

Arbitragem: Lília Martins, Christian Rodrigues e António Tiago de olho na promoção aos quadros nacionais

PUB.

Ter, 06/06/2023 - 11:32


Christian Rodrigues, António Tiago e Lília Martins, árbitros da Associação de Futebol de Bragança, são candidatos a subir aos quadros nacionais da arbitragem.

Christian Rodrigues e António Tiago já estão em Rio Maior, desde ontem, onde participam no Seminário de Arbitragem. Até sexta-feira, dia 9, realizam uma série de provas teóricas e físicas que podem ditar a suas promoções.

Christian Rodrigues tem 24 anos, é licenciado em desporto, e há seis que decidiu se árbitro. Christian quer concretizar o objectivo que traçou para a temporada, a promoção à categoria C4. “Tem sido um longo caminho, são necessárias bastantes épocas para ganhar experiência e mesmo assim ainda me sinto um puto novo. Trabalhei muito para alcançar os meus objectivos e agora vamos para as provas finais”.

O mesmo caminho tem sido trilhado por António Tiago, que em 2017 deu os primeiros passos na arbitragem. O enfermeiro, natural de Torre de Moncorvo, está confiante na promoção. “A preparação foi feita e estou de consciência tranquila com o que fiz até agora. Quando o trabalho é bem feito é só colher os frutos. Espero conseguir o objectivo e é nisso que estou focado”.

António Tiago e Christian Rodrigues participam desde ontem e até sábado no Seminário de Arbitragem, em Rio Maior.

No feminino, Lília Martins é candidata a subir à categoria CF 3 e a tarefa não é fácil. “Apesar de ter trabalhado a época toda para isto, não sou a única a concorrer e só as quatro melhores é que são promovidas. Não é fácil e é natural que fique um pouco nervosa e ansiosa”.

Lília Martins é candidata a subir ao quadro nacional da arbitragem feminina, à categoria CF3 e para isso terá que se superar nas provas teóricas e físicas que vai realizar de 9 a 11 de Junho participa no Seminário de Arbitragem, em Rio Maior. 

Se se confirmar a subida da árbitra, de Christian Rodrigues e António Tiago, a AFB passa a contar com cinco árbitro de futebol no quadro nacional. São menos dois do que o esperado, pois Nuno Augusto e Cláudio Miranda, que estavam na categoria C4 desceram para o quadro distrital (C5).

Por outro lado, Cláudio Miranda vai arbitrar no nacional de futebol de praia. O árbitro foi um dos oito colocados na categoria C2 Futebol de Praia.

Paulo Silva mantém-se em C4 futebol e João Pedro Afonso em C2 (Liga Profissional).

No futsal, João Martins continua nos quadros nacionais em C3.

Foto de Diogo Pinto 

Jornalista: 
Susana Madureira