PUB.

Mototurismo: Mais de 200 "viajeros" reuniram-se em Bragança

PUB.

Seg, 22/05/2023 - 09:42


Viajar, motos, histórias e aventura foram as palavras mais ouvidas no XVII Encuentro Grandes Viajeros, que se realizou na cidade de Bragança, este fim-de-semana, e que contou com mais de 200 motards portugueses e estrangeiros. Foi a primeira vez que a iniciativa se realizou em Portugal.

Os participantes realizaram uma autêntica viagem pelo mundo, sem sair de Bragança, com a partilha de histórias, fotografias e vídeos de grandes viagens de moto.

Gracinda Ramos é de Penafiel e já visitou 48 países em duas rodas. Desde os 13 anos que conduz motos. Ao volante de uma Vespa 50 percorreu Portugal e Espanha. Mais tarde, trocou de moto e começou a fazer longas viagens. “Vivi dois anos na Suíça e objectivo passou a ser visitar a Suíça. Visei tudo de bicicleta e mais tarde voltei de moto. Da Suíça para o resto da Europa foi um instante”.  

Professora de profissão e viajante de paixão, Gracinda Ramos gosta de percorrer Portugal ao fim-de-semana, nas férias da Páscoa ruma a Espanha e em Agosto parte para um grande viagem, sempre sozinha. A maior foi à Rússia. “O país de que eu gosto mais é a Suíça, mas todos têm os seus encantos. Gosto muito do Reino Unido, adoro a Roménia e que voltar à Rússia. Fui à Rússia na altura que havia guerra na Crimeia. Na altura, eu tive alguma dificuldade em conseguir o visto. Fui em 2015 e foi uma das viagens mais extensas que fiz porque foram 20 mil quilómetros em 34 dias”.   

O Encuentro Grandes Viajeros realizou-se pela primeira vez em Portugal e foi através de Rui Madeira, que também é adepto de grandes viagens em duas rodas, que veio para Bragança. O empresário brigantino diz tratar-se de uma iniciativa única e muita específica. “O saldo é muito positivo. Os espanhóis compareceram em força. Os portugueses são, sobretudo, de Lisboa, Porto e Braga. Este tipo de evento não traz qualquer pessoa. Não é qualquer pessoa que está oito horas num auditório para ouvir falar de viagens, tem que as viver para participar. É muito específico. Este evento ganhou um prémio de mototurismo o ano passado”.

Os participantes despediram-se este domingo de Bragança mas ficou a promessa de regressarem dentro de cinco anos, em 2028, como assegurou Jaime Núñez, da organização. “Foi a primeira vez que o evento veio para Portugal e para Bragança e não será a última. Em cada cinco anos, em Espanha, voltamos a uma localidade que já recebeu a iniciativa e também aqui queremos fazer o mesmo”.

O Encuentro Grandes Viajeros realizou-se pela primeira vez em 2005, em Ávila, Espanha, com apenas 15 participantes. Desde então, a iniciativa realiza-se anualmente, com cerca de 200 mototuristas, e já passou por dezenas de países.

 

Jornalista: 
Susana Madureira