Projecto da estrada Bragança-Puebla de Sanabria já foi adjudicado

PUB.

Qui, 09/03/2023 - 08:24


Já foi adjudicado o projecto da estrada Bragança-Puebla de Sanabria

O tribunal de contas também já deu o visto e, por isso, a empresa tem agora um ano para fazer o projecto, explica o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias. “O projecto da ligação Bragança-Puebla de Sanabria, neste caso até Rio de Onor, que é a parte que corresponde ao país, já foi adjudicado. Esta, neste momento, já em fase de execução. Vamos ter, em breve, uma reunião com a empresa, para acertar os pormenores, no sentido de darem inicio aos trabalhos. O processo está todo ele concluído, já com o visto do Tribunal de Contas. Estamos já na fase de arranque”.

O projecto descreverá a ligação de Bragança a Rio de Onor, a passar pelo Parque Natural de Montesinho. A partir daí a responsabilidade fazer o resto da estrada até Puebla de Sanabria será do governo espanhol. “O estudo que foi feito, há tempos atrás, em conjunto com a Junta de Castilla e Leon, que determinou que efectivamente o traçado seria de Bragança a passar em Varge, com uma pequena variante, em direcção a Rio de Onor, também com uma variante, que depois entronca numa ponte internacional”.

Segundo o autarca de Bragança, a Junta de Castilla e Leon tem já o projecto de execução da estrada espanhola. Para ligar as duas estradas, portuguesa e espanhola, será construída uma ponte da responsabilidade dos dois governos. Hernâni Dias receia que isso possa atrasar os trabalhos. “Receio é que demore um bocado de tempo a ser construída essa ponte, que faz a ligação entre as duas estradas. Tem que ser articulada entre os dois governos dos dois países. É uma matéria na qual não conseguimos intervir mas esperamos, sinceramente, que haja uma definição sobre esse assunto, brevemente. Vai haver uma Cimeira Ibérica brevemente e não deixaremos de estar atentos”.

Esta estrada, que vai custar cerca de 16 milhões de euros, vai ser financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Há duas décadas que é reivindicada. Espera-se que no prazo de um ano o projecto esteja concluído, para depois adjudicar a obra.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais