1 milhão de euros para requalificar postos de Macedo e Feixo

PUB.

Ter, 18/08/2015 - 11:57


 A Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, assinou durante a tarde de ontem os protocolos para a reabilitação dos Postos Territoriais da GNR de Macedo de Cavaleiros e de Freixo de Espada à Cinta. Os actuais edifícios enfrentam já há algum tempo a necessidade de melhorias. No caso de Macedo de Cavaleiros o edifício actual vai ser modernizado e as instalações ficarão mais funcionais. Já no caso da vila freixenista os militares vão mudar de instalações para o quartel da antiga Guarda Fiscal.

Anabela Rodrigues considera este um importante passo para as localidades ontem visitadas.
Em Macedo de Cavaleiros, a Ministra referiu, durante discurso na cerimónia de assinatura do protocolo, que “as dificuldades e constrangimentos económicos e financeiros sofridos durante os últimos quatro anos não foram condicionantes que impediram ou travaram a aposta na requalificação das instalações que acolhem os elementos das forças de segurança” e realçou ainda que “com as novas instalações a comunidade local irá beneficiar de um melhor atendimento com especial atenção aos cidadãos com deficiências motoras”.
Duarte Moreno, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, refere que algumas das problemáticas que o quartel, onde atualmente trabalham 34 militares, passam por “infiltrações que o telhado edifício permitia, falta de conforto nas camaratas dos homens e no refeitório e nas audições dos arguidos que tinha de ser para a par e que não permitia que as pessoas falassem co o à vontade que aas novas instalações vai proporcionar”.
Durante o período de obras, os serviços da Guarda Nacional Republicana de Macedo de Cavaleiros vão funcionar temporariamente nas instalações da antiga Escola Básica nº 4, localizada no de Bairro São Francisco, que será adaptada para que, durante esse período, haja condições necessárias ao bom funcionamento dos serviços prestados à população.
A verba disponibilizada para a reabilitação de cada um dos edifícios da GNR está na ordem dos 500 mil euros. No caso de Macedo de Cavaleiros, neste momento, o projecto ainda se encontra na fase de elaboração e após concretizado será levado a concurso.
Já no que diz respeito ao quartel de Freixo de Espada à Cinta, a obra já foi adjudicada. As obras têm previsão de arranque ainda este ano e deverão estar concluídas em finais de 2016. Escrito por Brigantia/ Onda Livre.