Ter, 11/08/2015 - 12:22
Até esta terça-feira, seriam cerca de 200 alunos que estariam à espera para realizar na capital de distrito o exame que dá direito à carta de condução. Depois da realização desta prova, a lista deve diminuir em 40 nomes.
O que de acordo com responsáveis das escolas de condução não resolve o problema.
“Só vêm três examinadores e isso não resolve nada. Só na minha escola, há 65 alunos à espera, isto sem contar com os que vão fazer exame dia 11”, explica João Pires, responsável da escola de condução Princesa, que explica que um dos principais inconvenientes causados por esta situação é o facto de o código expirar depois de um ano.
Rui Fernandes inscreveu-se na primeira quinzena de Junho para o exame de condução e ainda não tem ideia de quando será marcado. Para além da espera, o jovem de Vila Flor, vai ter de regressar a Bragança de propósito para a realização do exame.
“Esta situação causa-me transtornos, por não poder conduzir já e precisava da carta. E, no próximo ano lectivo, vou para Lisboa estudar e tenho de voltar a Bragança de propósito para acabar de tirar a carta”, refere o estudante do Instituto Politécnico de Bragança que se vai transferir para a capital.
Também Luís Gonçalves, de Amarante, e a estudar no IPB, está preocupado com o atraso na realização do seu exame, e teme estar em desvantagem para a prova.
“Estes meses que estou à espera, não conduzo e perco experiência, e para a realização do exame posso estar menos bem preparado”, esclarece o aluno natural Amarante.
A demora na realização de provas é justificada com a falta de examinadores. Num esclarecimento por escrito, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes, explica que os atrasos são “decorrentes do processo judicial em curso”. O instituto acrescenta que “a Direcção Distrital de Viação de Bragança não possui examinadores residentes, motivo principal para o atraso existente neste momento”, sendo necessário os examinadores deslocarem-se de outras direcções distritais.
O IMT refere ainda que o prazo de realização dos exames práticos se encontra entre os 20 e os 50 dias, na Direcção Distrital de Viação de Bragança, devendo-se o número elevado de dias ao período de férias. O IMT sugere por fim que, como alternativa, os alunos realizem as provas em centros privados, como o de Mirandela. Escrito por Brigantia.