Mogadouro registou a maior taxa de reprovação e desistências do país

PUB.

Seg, 10/08/2015 - 12:00


 Mogadouro encabeça a lista dos concelhos com mais reprovações ou desistências no ensino secundário a nível nacional e o distrito de Bragança é onde mais se chumba. O Ministério da Educação e Ciência calculou este ano pela primeira vez uma “taxa de retenção global do ensino secundário”. De acordo com dados agora revelados pela tutela, 37 por cento dos alunos do 10.º ao 12.º anos de Mogadouro chumba ou desiste.  

A tabela agrega quatro anos lectivos — de 2009/2010 a 2012/13. E apesar da Escola Secundária de Mogadouro não surgir nos 10 primeiros lugares como aquela com menor progressão, quando se passa para o nível de concelho, o município transmontano aparece no topo da tabela.
Um em cada três alunos de Mogadouro não consegue completar o secundário nos três anos previstos.
Os dados mostram ainda que Torre de Moncorvo é outro dos municípios preocupantes, com 31 por cento de chumbos ou desistências.
Analisando a taxa média de insucesso dos últimos anos, Bragança é um dos distritos que mais se distinguem pela negativa, a par de Faro e Setúbal, com a taxa de retenção ou desistência mais elevada no secundário. O valor atinge os 25 por cento, sendo a média nacional de 22.
As retenções passam a ser de 38 por cento no distrito, se contarmos apenas com os alunos do 12.º ano.
Os dados referem-se apenas aos alunos dos cursos científico-humanísticos, que são aqueles que têm mais matriculados e os que estão especialmente vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior. De fora ficam, por exemplo, os cursos profissionais ou o ensino de adultos. Escrito por Brigantia.