"Encontros V" reúne obras de 12 artistas no Abade de Baçal

PUB.

Qui, 06/08/2015 - 11:36


  Pelo segundo ano, o Museu do Abade de Baçal em Bragança, acolhe uma exposição que reúne trabalhos de artistas de 4 cidades de outros tantos países. A mostra insere-se na iniciativa “Encontros V”, e vai estar patente no museu durante um mês. O projecto, que promove o encontro internacional de pintores e escultores, teve origem há 5 anos e envolvia apenas dois países. Desde o ano passado, os artistas de Bragança juntam-se aos de Zamora (Espanha), Amesterdão (Holanda) e Arica (Chile).

O comissário da exposição temporária, Felix Matilla Carazo, destaca as qualidades das obras reunidas em Bragança.
“Desta vez trazemos uma selecção com um nível internacional muito importante. Queremos que apreciem o que de melhor se está a fazer tanto na Europa, como na América-latina”, refere o artista.
A exposição passou também por Espanha e Holanda, para mostrar o que de melhor se fez nos tempos mais recentes nestas 4 regiões.
O projecto “Encontros V” é promovido pela Plaza de Pintores de Zamora, e chegou a Bragança com a colaboração da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo. Espera-se que, no próximo ano, possa contar com a participação de artistas mexicanos e uruguaios.
“Estamos a receber propostas de México e Uruguai. No entanto, é difícil trazer a obra directamente do artista, sem nenhum intermediário”, destaca Felix Matilla Carazo.
São doze os artistas com obras expostas no Museu do Abade de Baçal. A exposição temporária “Encontros V” pode ser visitada até 5 de Setembro. Escrito por Brigantia.