Mau tempo causa vários prejuízos no nordeste transmontano

PUB.

Seg, 08/09/2014 - 09:21


  O mau tempo deste fim-de-semana causou vários prejuízos no nordeste transmontano. Além dos estragos causados por inundações há também a registar prejuízos na agricultura. Vilarinho do Monte, na freguesia de Ala, concelho de Macedo de Cavaleiros é um dos locais onde o mau tempo causou mais estragos.

Ao final da tarde de sábado a chuva intensa e trovoada que durou mais de duas horas provocou uma enxurrada que arrastou paralelos das ruas e aquilo que encontrou pela frente como foi o caso da caixa de um tractor, inundou casas, abriu buracos e destruiu terrenos agrícolas.
Os habitantes da aldeia descrevem um cenário de chuva e trovoada como nunca viram.
Durante a noite houve ainda uma falha na energia eléctrica o que dificultou os trabalhos de limpeza e de retirada de água das habitações. A EDP esteve no local a reparar a avaria e também a Protecção Civil e os Bombeiros.
Duarte Moreno, presidente do município de Macedo de Cavaleiros e responsável pela Protecção Civil Municipal explica que os principais problemas foram resolvidos por funcionários da autarquia. Hoje vão ser avaliados os prejuízos. O autarca espera que seja possível receber algum tipo de apoio do Estado. “Os buracos mais simples de resolveram os funcionários da câmara resolveram. Não sei se haverá alguma medida que possa vir colmatar esta dificuldade”, salienta o autarca.
Há ainda a registar prejuízos na agricultura, principalmente em plantações de abóboras, árvores de fruto e oliveiras. O mesmo aconteceu a cerca de 10 quilómetros na aldeia de Vale de Prados, já no Concelho de Mirandela, onde foram também derrubados alguns muros com a força da água.
Já ao final da tarde de ontem um pequeno tornado levantou alguns telhados em Suçães, também no concelho de Mirandela. Escrito por Brigantia