160 mil euros para instituições sociais e desportivas

PUB.

Ter, 01/07/2014 - 10:10


A Câmara de Bragança distribuiu ontem cerca de 160 mil euros de apoios por instituições sociais e associações desportivas do concelho. A maior fatia foi para a área social.

A Santa Casa da Misericórdia foi a instituição que recebeu o maior apoio. São 100 mil euros, que o provedor, Eleutério Alves, garante serem fundamentais para ajudar a pagar a construção da Unidade de Cuidados Continuados e reforçar o apoio social.“É sempre importante qualquer apoio que se dê às IPSS`s e no caso destes em que a Misericórdia de Bragança tem um auto-financiamento previsto nesta obra de cerca de 1,3 milhões de euros, um apoio destes é importante, porque permite-nos de alguma forma usar os nossos fundos para a acção social, que é importante também na cidade”, salienta Eleutério Alves.O Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires também foi contemplado, com 50 mil euros. O presidente do Centro, José Bento, sublinha que este apoio é fundamental para comparticipar um novo equipamento de apoio à deficiência, que depende agora do apoio do Estado para poder abrir portas.“Vamos usá-lo para o pagamento da obra e equipamentos do novo lar para pessoas portadoras de deficiência, do centro de actividades ocupacionais e das residências autónomas, que estão prontos para abrir, só dependem dos acordos de cooperação da parte do Governo. Está tudo preparado, aguardamos há alg.3uns meses pelos acordos, só falta mesmo a parte do Governo”, assegura José Bento. O presidente do município de Bragança assegura que é uma das preocupação da autarquia estar ao lado das instituições que dão apoio às pessoas. Hernâni Dias adianta, ainda, que a Câmara está a planear mais um pacote de apoios para famílias carenciadas do concelho.“Estamos neste momento a estudar a possibilidade de apoiar mais famílias, nomeadamente na reabilitações de imóveis, e estamos agora a analisar todos os processos, para que depois possamos com as Juntas e Uniões de Freguesias avançar com esse processo, no sentido de podermos proporcionar esse apoio e melhorar as condições de vida de pessoas carenciadas”, realça o edil.

Ontem foram ainda contempladas duas associações desportivas. A Team Giant, com dois mil euros, e o Motocruzeiro, com 6.500 euros.

Escrito por Brigantia